Bloqueio criativo? Conheça 5 dicas para evitá-lo
- Redação
- 7 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2024

Muitas vezes, a inspiração musical é um desafio para o artista. Quando ela vem naturalmente, tudo dá certo. Mas às vezes - ou muitas vezes - o bloqueio criativo se instala, trazendo com ele desânimo e frustação.
Mas existem alternativas para reverter esse bloqueio. Por isso nós trazemos nesse artigo 5 dicas para evitar esse bloqueio criativo e deixar a inspiração fluir melhor.
Estude suas músicas preferidas: isso não tem nada a ver com cópia, mas sim com a busca de influências. Escolha uma faixa que você goste muito e analise bem, prestando atenção no que você mais admira naquele artista, quais arranjos chamam mais a sua atenção, quais instrumentos e estruturas de composição combinam com o seu gosto. Dessa forma, você pode explorar novos tipos de acordes, progressões e elementos na sua nova música.
Aprenda coisas novas: o que acha de tentar um novo instrumento? Ou novas ferramentas, plug-ins ou timbres? Nesse tópico, sair da zona de conforto pode ser uma ótima alternativa para que o bloqueio criativo passe longe. E você pode experimentar esses novos elementos e até descobrir ótimos resultados com isso!
Colabore com outros artistas: muitas vezes, o que você pode estar precisando é de uma boa parceria para um novo lançamento. A máxima "duas cabeças pensam melhor do que uma" pode funcionar muito bem na hora de criar. Muitas vezes você tem apenas parte da letra pronta e um outro artista pode colaborar com o restante, por exemplo. Desta forma, o que antes era um grande beco sem saída pode se transformar num simples quebra-cabeça com ótimos resultados em conjunto.
Defina metas para o seu lançamento: por mais que você produza, pode ser que sinta que não consegue progredir na produção da sua nova música. Muitas vezes, ficamos entediados e o bloqueio criativo chega. Portanto, colocar meta pode ser uma boa opção. Antes de começar a compor sua música, estabeleça metas para concluí-la com mais objetividade. Por exemplo, terminar um refrão, buscar novos timbres no sintetizador, mixar a faixa ou até gravar backing vocals.
Dê uma pausa: sim, é isso mesmo. Já ouviu falar na expressão "ócio criativo"? Muitas vezes o fato de você parar te traz novas boas ideias. Relaxar a mente e desconectar de uma atividade quando se conecta em outras é essencial para quem trabalha com criatividade.
Da próxima vez que o bloqueio criativo bater, lembre-se dessas cinco dicas. Você verá que, de alguma forma, a frustação vai diminuir e a produção vai melhorar!
Comments